quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Balé no Tempo

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As origens do balé surgiram em celebrações públicas italianas e francesas nos séculos XV, XVI e XVII.Na Itália a impulsiva representação dramática resultou no balleto, enormes espetáculos durando horas (e até mesmo dias) e utilizando dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, todos organizados em torno de um enredo principal e com homens e garotos ricamente trajados no lugar da corte encenando os principais papéis. Os espetáculos eram apresentados em grandes salões ou em quadras de tênis (Teatros modernos não eram construídos antes do séc. XVI). A audiência para estas apresentações era composta principalmente por pessoas da corte, que contratavam dançarinos de alto escalão para ensinar aos amadores. Em 1460, Domenico da Piacenza escreveu um de seus primeiros manuais de dança.
1         Balé de corte
Têm como figura principal a Rainha da França Catarina de Medicis que queria manter seus filhos entretidos enquanto governava, ela importou da Itália artistas e cortesãos especializados para manter a corte distraída, gerando espetáculo que uniam dança, canto e textos falados e apresentavam quase sempre os temas mitológicos onde o rei era sempre a divindade vencedora.
O Balé comunique de La reine – 1581 é o marco do balé desta época e é considerada a primeira obra de balé, por apresentar elementos coreográficos do mestre italiano Beajoieux , encomendado pela rainha para o casamento de sua irmã.
Não existia profissionalismo, e os coreógrafos eram cortesãos de classe alta que dançavam nos salões dos castelos pelos nobres.
Cerca de 100 anos depois Luiz XIV funda a Academia Royale de La Musique – 1661 o qual simboliza o apoio oficial a esta arte, passando a ganhar um cunho mais profissional, desenvolvendo elementos técnicos e estéticos que perduram até os dias de hoje.
Balé Romântico 
O Ballet Romântico é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. Esse tipo de dança atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico Literário que ocorria na Europa na primeira metade do século XIV, já que se adequava à realidade da época, pois antes as pessoas diziam que não gostavam de Ballet porque não mostrava nada do real. Os ballets que seguem a linha do Romântico pregam a magia, a delicadeza de movimentos, onde a moça protagonista é sempre frágil, delicada e apaixonada. Nesses Ballets se usam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato. Estas saias de tule com adornos são geralmente floridas, lembrando moças do campo. Como exemplos de Ballets Românticos podemos citar ''Giselle'', ''La Fille Mal Gardèe'' e ''La Sylphides'.


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